Como fazer Meditação – benefícios e dúvidas sobre meditar

como fazer meditacao e como ela funciona 2

Tudo que fazemos repetidamente, acaba por mudar alguma estrutura. Se comemos muito, engordamos. Se fazemos musculação, os músculos vão crescendo. Se lemos bastante, escrevemos melhor e temos mais assuntos. Assim é com o cérebro na prática da meditação. Entenda melhor aqui sobre como fazer meditação e como ela funciona.

Algumas religiões tem algumas maneiras com particularidades diferentes, como posturas, músicas, mantras, etc… Mas independente de sua religião (ou mesmo sem nenhuma), a meditação é uma prática da mente sobre o corpo e pode ser realizada por qualquer um.

Há meditações para diferentes propósitos, pode ser para resolver questões, para acalmar a mente, para estudar algum assunto… Pesquise sobre cada um deles, é muito bacana e surpreendente. Achei interessante um texto sobre uma meditação, em que além do relaxamento, promove a resolução de algum problema ou dúvida: Meditação analítica. Aqui vamos falar da meditação para iniciantes, em que acalma e revigora.

O que é básico na meditação?

Estar atento a si e se fazer presente para não se perder em devaneios. É normal e pensamentos vão surgir todo tempo. Não force ou brigue para não pensar, apenas não participe ou dê conteúdo à eles. Não gere expectativas pois isso gera ansiedade e tensão, o que não precisamos nesse momento.

Alguns empecilhos

Mente e espírito:

Quando começamos, vemos nitidamente nossa falta de controle sobre a mente, ela é incessante. Não se desmotive por isso, só aperfeiçoamos as coisas com a prática delas. Mas mesmo depois de mais aperfeiçoados, cada dia será de uma forma, pois depende muito do nosso emocional, de como estamos no dia, com isso, algumas meditações serão melhores e outras talvez nem tanto, mas não se maltrate, independente de como estiver indo, volte ao ponto de concentração e siga novamente.

Dores:

Coceiras, dores nas costas, pernas, pescoço, cansaço… podem acontecer. Não participe, só observe, se não alimentadas elas desaparecem e você pode voltar ao seu foco.

Frustração:

No início você pode achar que não consegue, que está fazendo algo errado ou não sabe como fazer meditação. Mas a verdade é que somente praticando que você vai conseguindo. Não maltrate a si mesmo, não crie expectativas sobre o momento, deixe apenas ir acontecendo e só assim conseguirá relaxar.

Como fazer a Meditação

Você pode se concentrar em algumas coisas: sua respiração (que deve ser nasal), inspirando e expirando criando um ritmo. Observar a chama de uma vela, sem criar conteúdos mentais, só realmente observar. Pode se concentrar também em um som, em uma mandala, em um chákra…

Sobre o tempo: o mais importante é a frequência, não tanto a duração. Defina quando vai fazer e faça sempre, crie o hábito. Tenha um despertador ou timer, assim você não fica preocupado em ficar cuidando se já acabou o tempo ou não.

Onde fazer a Meditação

Na verdade, a meditação pode ocorrer em qualquer lugar. Pessoas habituadas meditam dentro do ônibus, na fila do banco, lavando a louça… Mas nós iniciantes precisamos de um ambiente mais propício para aprendermos, como um lugar sem barulho, sem interrupções, tranquilo, pode ter algum aroma… conforme a sua preferência e seu gosto.

Por que fazer Meditação? Quais os Efeitos:

Após superar os condicionamentos físicos e nosso preconceitos, a experiência é única. Merecemos um tempo a sós com nós mesmos, onde a única coisa a ser feita é “ser”, “existir”. Os benefícios são inúmeros, tanto mentais quanto físicos.

Separei um vídeo de uma pesquisadora que foi atrás do lado científico da prática e dos seus efeitos. Ela queria saber até que ponto eram placebo e até onde começavam a atingir realmente o físico. O que ela descobriu através de testes foi além do esperado. A estrutura do cérebro (sim, do cérebro!), muda com a prática da meditação! Possui uns 8 minutinhos, mas vale muito a pena a explicação!

Espero que gostem! Vamos meditar, porque nessa correria que vivemos, acertar o compasso da mente é indispensável!

Abraços!

Deixe seu comentário