Dicas de como cuidar do seu pet

Ter uma animalzinho de estimação e compartilhar bons momentos com ele é tudo de bom. Eu amo animais, preferencialmente cachorros. E é sobre eles que vamos falar um pouquinho hoje. Ás vezes ficamos em dúvida, sobre alguns cuidados que devemos ter, então para te ajudar, vamos listar dicas de como cuidar do seu pet, pois além de muito amor e carinho eles precisam de alguns cuidados especiais para se manterem saudáveis.

dicas de como cuidar do seu pet

Alimentação

É preciso fornecer ao seu cãozinho alimentos apropriados, de acordo com a idade e tamanho do animal. Um bichinho bem alimentado será um bichinho feliz e saudável. Para os adultos de duas a três porções de ração por dia, já os filhotes de quatro a seis porções. Os pacotes de ração, normalmente, trazem na embalagem a quantidade diária apropriada de acordo com o peso do animal, mas o mais importante é não deixar os anjinhos com fome.

Existem diversas marcas de ração disponíveis, tais como: Pedigree, Golden, Hills, Monello, Royal Canin, entre outras.

Quanto aos petiscos, nada em excesso, prefira algo que eles comam na hora, como os biscoitos ou bifinhos para cachorro.

Para a Rubi, minha dog linda, cozinho pedaços de carne de gado ou frango só na água, sem tempero, para misturar na ração, de vez em quando. Ela adora e a veterinária disse que assim, sem tempero, pode dar sem problemas. Outra coisa que ela adora, é cenoura, tanto crua como cozida. Uma opção saudável, para não deixá-la na mesmice da ração.

A água deve estar sempre limpa e a disposição do seu pet.

E é claro que os potinhos devem estar sempre limpinhos e higienizados, nada de deixar pote com comida, de um dia para o outro.

A 7 week old Golden Retriever puppy licking it's lip while staring at a bowl of kibble dog food against a white background

Higiene

Seu cãozinho, precisa estar sempre limpinho e sem nós. Para evitar algumas doenças, um banho por mês é o recomendado. Para os mais peludinhos, a escovação é essencial para tirar os pelos que caem, além de deixá-los mais bonitos.

A linha de “cosméticos pet” está em ascensão. Linhas completas de produtos para banho, hidratação, perfumes, de diversas marcas podem ser encontradas. Já usei na Rubi, um shampoo da Ibasa, além de cheiroso, deixa o pelo bem macio e brilhoso. Dá uma olhada na linha de produtos Ibasa.

O local que eles ficam, também deve estar sempre limpo e seco. Se seu pet não fica dentro de casa, ele vai precisar de uma casinha, que o proteja do sol, das chuvas e do frio. Procure mantê-lo confortável.

Cuidados veterinários

Seu bichinho vai precisar de cuidados médicos, para vacinação e para desverminá-lo também. É importante esses cuidados, para evitar possíveis doenças. Procure um profissional de sua confiança, e leve o seu cãozinho no médico, para ter todas as orientações que precisar.

Tabela de vacinação

como cuidar do seu pet

Seu cãozinho precisa se exercitar e brincar. Por isso é importante que você o leve para passear diariamente e o estimule com brincadeiras do tipo correr atrás da bolinha.

Uma das dicas de como cuidar do seu pet, mais importante para a saúde do seu dele, é a castração. Mega recomendada pelos veterinários, ela previne várias doenças, tanto no macho quanto na fêmea, e ainda evita mais bichinhos por aí, muitas vezes sem os devidos cuidados.

Alguns benefícios da castração:

  • impede a reprodução;
  • diminui a superpopulação;
  • as fêmeas não entram mais no cio;
  • os machos param de fazer xixi em todos os cantos para marcar território;
  • as fêmeas ficam livre do risco de câncer de ovário e de útero e diminui muito o risco de câncer de mama;
  • os machos tornam-se mais calmos;
  • nos machos, evita o aumento da próstata e diminui o risco de tumor nos testículos

E é claro que eles vão precisar de muito amor e de muito carinho. Com certeza, irão retribuir da melhor forma, abanando o rabinho de felicidade quando chegamos em casa, ou trazendo um brinquedo para você brincar com ele. Só quem tem e quem ama sabe o amor envolvido nesta relação entre o dono e seu cão de estimação. Para mim, a Rubi é a minha amiguinha, minha bebê, esta sempre comigo, uma fiel companheira.

Se você ainda não tem o seu e ficou com vontade, existem várias ONG’s que doam os bichinhos resgatados na rua. É uma atitude linda que você estará tendo e com certeza um amigo que você estará ganhando. Aqui em casa já resgatamos alguns, são uns fofos e te retribuem com muito carinho.

Tem um livro, que virou filme, que eu amo e que certamente vocês conhecem, que fala muito bem sobre a relação de um cão com seus donos. Marley e Eu, é um sucesso mundial e retrata muito bem o que é ter um AUmiguinho.

Finalizo com um trecho do filme.

Grande abraço.

E bora cuidar super bem dos nossos pets.

Deixe seu comentário